Página Inicial - Homepage Publica as tuas fotografias e trabalhos! Participa e ganha prémios fantásticos! Oportunidades de Emprego Assistência Técnica Apple Consultar Mapa Loja Online

terça-feira, 17 de abril de 2007

O que são os BitTorrents?

O BitTorrent é um protocolo que permite aos utilizadores fazerem download de arquivos indexados em websites. O princípio do BitTorrent é: "partilhar o que já descarregou" maximizando o desempenho e possibilitando downloads rápidos e imediatos. Na rede BitTorrent os arquivos são partidos em pedaços de geralmente 256Kb. Ao contrário de outras redes, os utilizadores da rede BitTorrent partilham pedaços numa ordem aleatória, que podem ser reconstituídos mais tarde para formar o arquivo final.

O sistema de partilha optimiza ao máximo o desempenho geral de rede, uma vez que não existem filas de espera e todos os utilizadores partilham pedaços entre si, não sobrecarregando um servidor central, como acontece por exemplo com sites de downloads. Desta forma quanto mais utilizadores descarregarem um determinado arquivo, maior é a largura de banda que está disponível para fazer download.

Inicialmente criada para distribuir arquivos de forma legal, sem violar nenhum copyright, como as distribuições de GNU/Linux, trailers de filmes de alta qualidade ou qualquer outro tipo de material de livre distribuição, o BitTorrent também é conhecido por ter na rede partilhas de músicas, filmes e programas ilegais, como acontece com as outras redes de partilhas de ficheiros.

Apesar disto, o protocolo tem vindo a mostrar-se eficiente em diminuir a carga em sites que oferecem demos e vídeos legalizados para o público em geral. Alguns programadores, distribuidores de conteúdos e sites do mundo já aderiram ao protocolo ou a outros protocolos p2p como uma forma de reduzir os custos de manutenção de grandes servidores de arquivos.

Clientes de Bit Torrent para MAc
Azureus , BitTornado , Bits on Wheels , Transmission

4 comentários:

Anónimo disse...

Qual dos clientes é que aconselham?

Anónimo disse...

Eu pessoalmente prefiro o Azureus, pela facilidade de configuração e pelas funcionalidades.

Anónimo disse...

Post muito útil para ajudar a perceber isto do BitTorrent. Bem feito!

Anónimo disse...

BitRocket! Está muito bem feito, nota-se que houve cuidado no desenho da aplicação e é ultra leve. Permite a subscrição e download de torrents via RSS e tem pesquisa de torrents nos trackers habituais embutida no programa, podendo adicionar/remover os trackers que bem entendermos.