Página Inicial - Homepage Publica as tuas fotografias e trabalhos! Participa e ganha prémios fantásticos! Oportunidades de Emprego Assistência Técnica Apple Consultar Mapa Loja Online

terça-feira, 3 de abril de 2007

As novas funcionalidades do Dreamweaver CS3

Uma das maiores novidades do novo Dreamweaver CS3 da Adobe é a capacidade de gerar páginas em Ajax. Para tal o programa conta com o Spry da própria Adobe, framework para desenvolvimento de Ajax. Com a utilização deste recurso, os utilizadores podem criar objectos como menus de navegação dinâmicos e componentes para validação de formulários.

O framework Spry permite ainda aplicar efeitos como fade, reduzindo ou ampliando imagens dinamicamente. E o melhor é que tudo feito no modo “DESIGN”, sem a necessidade de trabalhar directamente com código.


Através deste framework Spry, o Dreamweaver CS3 através de sua interface oferecerá possibilidades para se trabalhar com os recursos do Spry de forma fácil e prática.

O Spry divide-se em três principais especificidades: Spry data, Spry widgets e Spry effects.

Através do Spry data, poderemos Integrar dados numa página através de arquivos XML (estes arquivos podem ser de um Feed RSS ou um banco de dados) com opção de filtros e ordenação.


Utilizando o Spry widgets, podemos adicionar elementos de interface à página como listas, tabelas, abas, validação de formulários e repetição (loop) de determinadas regiões de uma página.


Já com o Spry effects, pode adicionar efeitos visuais nos elementos das suas páginas. Com estes efeitos, os elementos da sua página poderão: crescer (grow), encolher (shrink), esmaecer (fade), realçar (highlight), entre outros efeitos.


Como nabo de tudo o que é código e fã incondicional do Dreamweaver... adorei esta nova versão.

3 comentários:

Marta Lacão disse...

Estive agora a dar uma olhadelha no site da Adobe, após ter lido este texto... e acho que vou adora o novo Dreamveaver!

Rodrigo disse...

Estou apenas á espera que a Adobe liberte a versão "trial", para eu testar.

Anónimo disse...

Alguém sabe quando estará disponivél a versão trial?